quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Getulio Vargas - Economia

Primeiramente em seu segundo mandato o governo Vargas, procurou estabilizar a economia detendo a inflação e equilibrando as finanças. Permitiu o aumento das importações como tentativa de diminuir as taxas inflacionárias.
A adoção da receita liberal, que previa a diminuição da interferência do Estado na economia, o corte de gastos públicos e a maior participação do capital estrangeiro no mercado nacional, foi, no entanto, passageira.
Além da inflação, o país esteve às voltas com um gigantesco déficit de US$286 milhões de em sua balança de pagamentos. Em resumo, o Brasil precisava encontrar meios de atrair capitais estrangeiros e conter a fuga de divisas. Em Janeiro de 1952, o governo baixou um decreto que limitava em 10% a remessa de lucros que empresas estrangeiras obtinham no país.
Com o envolvimento na Guerra da Coréia e na Guerra Fria, o Governo norte-americano, alegando necessidade de contenção de gastos, cortava uma serie de financiamentos que deveriam ser realizados no Brasil.
A partir desse momento, ocorreu uma virada nacionalista no país. A política econômica visava claramente a defesa das riquezas nacionais e investimentos em setores estratégicos, principalmente energia e siderurgia.


Fonte: A escrita do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário