quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cultura brasileira - Vargas

Sábado, 1ºde maio de 1943. O público que lotava o estádio do Vasco da Gama, o São Januário, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, não ouviria apenas um discurso do presidente Getúlio Vargas em homenagem ao Dia do Trabalho, seguido de uma partida de futebol. As pessoas ali presentes testemunhariam o nascimento de um conjunto de leis que atravessaria décadas, regulando as relações de trabalho e norteando a relação entre capital e trabalho no Brasil.

Getulio Vargas - Economia

Primeiramente em seu segundo mandato o governo Vargas, procurou estabilizar a economia detendo a inflação e equilibrando as finanças. Permitiu o aumento das importações como tentativa de diminuir as taxas inflacionárias.
A adoção da receita liberal, que previa a diminuição da interferência do Estado na economia, o corte de gastos públicos e a maior participação do capital estrangeiro no mercado nacional, foi, no entanto, passageira.
Além da inflação, o país esteve às voltas com um gigantesco déficit de US$286 milhões de em sua balança de pagamentos. Em resumo, o Brasil precisava encontrar meios de atrair capitais estrangeiros e conter a fuga de divisas. Em Janeiro de 1952, o governo baixou um decreto que limitava em 10% a remessa de lucros que empresas estrangeiras obtinham no país.
Com o envolvimento na Guerra da Coréia e na Guerra Fria, o Governo norte-americano, alegando necessidade de contenção de gastos, cortava uma serie de financiamentos que deveriam ser realizados no Brasil.
A partir desse momento, ocorreu uma virada nacionalista no país. A política econômica visava claramente a defesa das riquezas nacionais e investimentos em setores estratégicos, principalmente energia e siderurgia.


Fonte: A escrita do Brasil

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Política do Brasil com Vargas

Getúlio teve um governo tumultuado devido a medidas administrativas que tomou e devido às acusações de corrupção que atingiram seu governo.
Foram polêmicos os seguintes atos do segundo governo Getúlio:
- Controle econômico e intervenção federal de produtos necessários ao consumo do povo.
- Crimes contra a economia popular.
- Liberdade de imprensa.
- Monopólio do Estado sobre a exploração e produção de petróleo.
- Diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
- Criou o seguro agrário.
- Intrigas partidárias:
Além de todas essas polêmicas ocorreu também em seu governo intrigas partidárias como a da madrugada de cinco de agosto de 1954, quando um atentado a tiros de revólver, em frente ao edifício onde residia Carlos Lacerda, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mata o major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), e fere, no pé, Carlos Lacerda, jornalista e ex-deputado federal da UDN, que fazia forte oposição a Getúlio. O atentado foi atribuído a Alcino João Nascimento e o auxiliar Climério Euribes de Almeida, membros da guarda pessoal de Getúlio. A partir de então a UDN acusava que Vargas tinha mandado seus guardas para matar Carlos Lacerda.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Título de Eleitor


Charges sobre Getúlio Vargas


A charge acima retrata a semelhança existente entre o governo Lula e o de Vargas, no qual ambos adotaram uma política populista que utilizava diversos recursos para conseguir o apoio popular. Os dois governos tiveram medidas que na teoria melhorariam a situação da pobreza no país, mas na prática isso não aconteceu, os governantes utilizam uma linguagem simples e popular buscando a aproximação com o povo. Dessa forma as classes desfavorecidas eram iludidas com a idéia que teriam uma melhor qualidade de vida e, passavam a apoiar o governo. Essa é apenas uma das varias medidas populistas adotadas nesses governos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Biografia de Getúlio Vargas

Getúlio Vargas, filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Francisca Dorneles Vargas, nasceu no município de São Borja (RS) divisa com a Argentina. Estudou em sua terra natal e em sua juventude se mudou, junto com seus irmãos, para Ouro Preto para terminar os estudos, contudo em 1897 seus irmãos se envolveram em uma briga, o que fez com antecipasse a volta de todos para o Rio Grande do Sul.
Em sua volta tentou a carreira militar, tornando-se em 1898 soldado de seu município. Em 1990 matriculou-se na Escola Preparatória e Tática em Rio Pardo e mais tarde foi para Porto Alegre, a fim de terminar o serviço militar. Bacharelou-se em direito em 1907.
Trabalhou inicialmente como promotor público no forum de Porto Alegre e se tornou ministro da fazenda de Washington Luiz (1926 - 27) e presidente do Rio Grande do Sul (1927-1930). No ano de 1929 Vargas candidatou-se a presidente da República, junto a Aliança Liberal, assumindo de 1930 a 1934 o Governo Provisório, de 1934 a 1937 o Governo Constitucional e de 1937 a 1945 o Governo Ditatorial (Estado Novo).
No intervalo entre 1945 a 1950 Getúlio é afastado do poder e apoia a candidatura de Dutra, porém em 1950 Vargas aceita voltar a política e assumi o cargo presidencial, até que no ano 1954 se mata com um tiro no coração.